Maçãs são boas para gatos?
Embora as maçãs sejam certamente boas para os humanos, o mesmo não acontece com os nossos amigos felinos. Os gatos são carnívoros obrigatórios, o que significa que precisam obter a maior parte da sua nutrição a partir de produtos à base de carne.
Eles não conseguem processar e digerir os nutrientes de alimentos que não sejam carnes com a mesma eficiência que outros animais (como humanos e cães). Portanto, embora a polpa da maçã não seja tóxica para os gatos, os benefícios nutricionais são mínimos. As maçãs têm muita fibra, o que pode resultar em distúrbios gastrointestinais (GI).
Os altos níveis de açúcar da fruta também podem resultar em oscilações de açúcar no sangue em alguns gatos, especialmente aqueles com diabetes ou doença pancreática . Os caules, folhas e sementes de uma maçã também contêm cianeto, que em grandes quantidades pode ser tóxico para os gatos. Embora a polpa da maçã não seja tóxica para os gatos, os benefícios nutricionais são mínimos.
Portanto, embora seja seguro compartilhar uma pequena quantidade de polpa de maçã com um gatinho saudável, compartilhar deve ser considerado um “deleite” e não um alimento básico na dieta do seu gato.
Certifique-se de consultar seu veterinário antes de alimentar seu gatinho com qualquer fruta, principalmente se ele tiver algum problema de saúde (especialmente problemas gastrointestinais ou diabetes)